domingo, julho 30, 2006

 

Viagem Casablanca -> El Jadida


Sai da pousada eram umas 10 da manha para teoricamente apanhar um autocarro que me levaria a El Jadida, uma cidade a 90km a sul de Casablanca, que durante a época dos descobrimentos foi o maior porto Português em terras Marroquinas.
Comecei a dirigir-me para a estacão de autocarros, ate que, meio perdido, decidi perguntar a um transeunte onde ela seria. Quando dei por mim eram uns 4 a tentar explicar-me onde era a tal gare, um deles era taxista e disse-me para eu ir de táxi, que me custaria uns 30 Dirham, o mesmo que o autocarro, decidi então experimentar. Este, chamou um outro taxista que me levou para a "gare" dos "grand taxi". Em marrocos existem dois tipos de táxi, os "petit taxi", que só podem andar pelas cidades e os "grand taxi", que funcionam quase como uma rede nacional de transportes públicos.
Quando cheguei a "gare" dos grand taxi, imediatamente me perguntaram para onde queria ir, eram uns 30 táxis a espera de encherem com pessoas para os diversos destinos. Disse que queria ir para El Jadida, o homem levou-me para um táxi, olhei para ele, e no banco de trás estavam pessoas e no da frente uma; uma delas, viu a minha cara de espanto e disse que o banco da frente levava duas pessoas, sentei-me ao lado da pessoa que lá estava e com custo fechei a porta para estar sentado meio de lado, usando a porta como um apoio.
Ali estava eu no banco da frente com uma desconhecida num mercedes 240D com uns 20 anos, e mais 6 pessoas que também se dirigiam para El Jadida.

A viagem foi louca, apercebi-me que a conducao, que ja era má nas cidades, era ainda pior nas estradas. Vale de tudo!!! Não há regras, desde que haja estrada e mesmo que estejam duas faixas marcadas podem ir 4 carros lado a lado. Já sabia que os Marroquinos falavam alguns dialectos, mas nesta viagem descobri um completamente novo, o das buzinas, e um perfeito código morse, uma buzinadela, quer dizer, "aqui vou eu", duas, "sai da frente", três, "estás a atrapalhar-me", estes são alguns dos codigos entre outros q utilizam, e uma perfeita linguagem e toda a gente parece entender, as buzinadelas, intensificam-se sempre q o receptor nao entende a mensagem, ou simplesmente a ignora, tipo, umas 3 buzinadelas rápidas pode ser entendido mais ou lentos como "vai a merda e sai-me da frente".

Comments:
une application destinée à faciliter la localisation et réservation d’un taxi se trouvant dans une même zone que le client qui parfois a du mal à le localiser alors qu’il se trouve à moins d’un bloc de sa position.
Taxi-Diali, comme son nom l’indique clairement, c’est une application bien adaptée à tout téléphone mobile fonctionnant sous le système Android. Une fois téléchargée dans chaque portable, du client et du chauffeur de taxi, elle permet à ce dernier d’être facilement repéré par son client qui cherche patiemment un taxi.
Bien sur, pour le client dès que l’application lui signale la présence d’un taxi ou plusieurs dans la même zone où il se trouve, il aura toute la latitude de choisir et de faire appel à celui qui lui convient le mieux puisque toutes les coordonnées du taxi sont affichées dans son écran. Lorsque le client valide son choix pour tel taxi , le chauffeur du dit taxi peut également identifier la position de l’appelant grâce à la géolocalisation intégrée dans l’application et rappliquer directement à sa position sans qu’il ne lui la donne.
Taxi Diali est un service gratuit qui permet de faire gagner beaucoup de temps et épargner des attentes indéterminées à tous ceux qui sont en déplacement dans une grande ville ou tout simplement à ceux qui veulent pour une raison ou une autre

Find Taxi in Tunis
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?