terça-feira, agosto 08, 2006

 

Sahara

Sai de Marrakech em direcção ao Sahara, éramos 10, 5 inglesas, um esloveno, uma eslovena e dois espanhóis. Conseguimos arranjar uma viagem bastante barata até Zagora a partir dai iríamos fazer 20 km de camelo e ficar acampados em pelo deserto com 3 Tuaregs. A viagem de Marrakech até Zagora, é uma viagem de cerca de 450km e que atravessa a grande cordilheira montanhosa que fica no norte de Marrocos, a chamada High Atlas Mountain. A meio caminho da viagem, fica Ouarzazate que está na confluência das montanhas do Atlas e dos vales Drâa e Dadès, a viagem até aqui é linda, o vale Drâa, faz lembrar uma versão marroquina do Grand Canyon, com enormes desfiladeiros. A 32km de Ouarzazate existe um dos mais exóticos e bem conservados Kasbahs de toda a região do Atlas.
Aït Benhaddou é património mundial sob protecção da Unesco. Foram aqui filmados mais de 20 filmes, incluindo Lawrence of Arabia, Jesus of Nazareth e mais recentemente Gladiator. Chegamos a Zagora eram umas 19 horas, montamos nos camelos e seguiram-se 3 horas e meia de viagem chegamos ao acampamento por volta das 23h.


O céu é perfeito no deserto, as estrelas que parecem infinitas quando as vemos nas nossas cidades, multiplicam-se por infinito, é simplesmente perfeito. No deserto tudo é calmo, não há muito que fazer, à noite, tratam-se dos camelos, prepara-se o jantar e conversa-se, conversa-se de tudo. Os Tuaregs perguntam como são as nossas cidades, o que fazemos, o que estamos ali a fazer, para onde vamos, de onde vimos; querem saber de tudo, nós por outro lado, queremos saber tudo o que se passa no deserto, porém o deserto não tempo muito para contar, hoje em dia, a vida é simples.

Em tempos, quando havia camelos (porque agora os camelos são dos patronos), as famílias cuidavam dos camelos e do seu gado, andavam de um lado para o outro à procura de água e comida, um mês aqui, outro ali; hoje em dia os Tuaregs estão mais fixos a um sítio próximo de uma localidade, mesmo assim evitam lá irem, dizem que é muita confusão. No final do dia, durante o jantar, o chefe de família designava os trabalhos que cada um teria de fazer no dia seguinte. Hoje pouco se faz e troca no deserto, a industria cinematográfica é a que mais gera dinheiro nesta zona, em Ouarzazate existe mesmo uns estúdios de cinema (Atlas Studios).

Depois de uma boa refeição e de umas horas à conversa, cada um volta-se para o seu lado e fica deitado nas dunas a observar o céu, é um excelente sítio para relaxar.










Aqui ficam uns links, com musica cantada por os Tuaregs:

http://www.youtube.com/watch?v=phjXC7HUxVM

http://www.youtube.com/watch?v=BjyYBq_xw8U

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?